sábado, 24 de outubro de 2009

CUIDADOS COM DESCARTÁVEIS NA BOMBA DE INSULINA


O uso da bomba de insulina exige alguns cuidados que são fundamentais para que alcancemos o sucesso na terapia.
Ao decorrer dos anos de convívio com a doença, é comum que os diabéticos se descuidem com a higiene nos procedimentos cotidianos. Muitas vezes fazemos glicemia na ponta de dedo sem lavar as mãos ou também aplicamos insulina sem limpar a pele com algodão e álcool. Por ser uma prática freqüente, adquirimos a idéia de que a higiene não é importante.
Entretanto, é fundamental ter uma prática higiênica tanto para estes procedimentos quanto, e principalmente, para a troca dos descartáveis na bomba de insulina.
As empresas que comercializam o produto recomendam a troca da cânula da pele a cada três dias. É importante seguir esta freqüência de troca para evitar infecção local e para favorecer o controle da glicose. Tal rotina, quando adotada, reduz a intensidade da irritação no local de inserção do cateter na pele e evita a obstrução deste cateter.
Outro aspecto importante é limpar a pele antes da aplicação da cânula utilizando algodão com álcool. Pode-se também fazer a aplicação após o banho, pois a pele já estará limpa. Não podemos nos esquecer de preencher a cânula com 0,7U de insulina após a aplicação, para preenchimento do cateter inserido na pele.
Existe também a importância do rodízio no local de aplicação. É muito frequente que os usuários da bomba, após anos de uso, comecem a ter dificuldades no controle da glicose justamente pela ausência do rodízio. Façamos um planejamento para modificar os locais onde aplicamos, usando todas as regiões disponíveis:


Quanto ao reservatório (seringa) e cateter (tubo longo e transparente), recomenda-se a troca a cada seis dias. Pode ser que essa troca ocorra num período menor, pois dependerá da quantidade de insulina utilizada. Devemos sempre lubrificar o reservatório antes de preenchê-lo com insulina, subindo e descendo o êmbolo, o que permite o correto funcionamento do motor da bomba.
Realizar corretamente a troca dos descartáveis na bomba de insulina é o primeiro passo para alcançarmos o sucesso na terapia. Constatamos que são cuidados simples, mas fundamentais para manter a saúde. Basta apenas implementar esses cuidados e seguir as orientações da rotina de troca que tudo dará certo.
A terapia com bomba de insulina é uma modalidade terapêutica efetiva e segura para o Diabetes Mellitus, mas para alcançarmos bons resultados no controle da glicose é fundamental que façamos a nossa parte.



Fernanda de Freitas
Enfermeira
Diabética Tipo 1 há 9 anos
Usuária da bomba de insulina há 4 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário