Um estudo publicado em uma Revista Científica Japonesa concluiu que o consumo regular do ácido graxo essencial n-3 (Omega 3) pode diminuir o número de casos de Diabetes Tipo 2 (DM2) decorrentes da evolução da Síndrome Metabólica (SM), além de diminuir a quantidade de óbitos decorrente de infarto do miocárdio nos pacientes DM2.
Ele ainda prova que o consumo regular de Omega 3 diminui os índices de colesterol total e LDL-colesterol, melhora quadros inflamatórios, de hipertensão, de intolerância à glicose, sobrepeso e obesidade.
Algumas fontes naturais de Omega 3 são: peixes gordurosos de águas profundas como o salmão, atum, arenque, anchova e sardinha (mas não vale fritar!); grãos como linhaça dourada e quinoa; algumas oleaginosas como nozes e amêndoas; além de brócolis, rúcula e espinafre. Equilibrando a sua alimentação é possível encaixar algumas dessas fontes no seu dia-a-dia.
Existem também disponíveis alguns suplementos de Omega 3 em cápsulas e seu uso pode ser uma opção. Converse sempre com seu Médico e Nutricionista para garantir que sua alimentação esteja atendendo às suas necessidades específicas (inclusive as necessidades de Omega 3) e, principalmente, sempre antes de começar a usar um suplemento nutricional.
Fonte: Douglas Edward Barre, “The Role of Consumption of Alpha-Linolenic, Eicosapentaenoic and Docosahexaenoic Acids in Human Metabolic Syndrome and Type 2 Diabetes- A Mini-Review”, J. Oleo Sci., Vol. 56, 319-325 (2007).
Nenhum comentário:
Postar um comentário