domingo, 3 de outubro de 2010

Os pacientes com diabetes tipo 1 que têm episódios repetidos de hipoglicemia parecem apresentar maior risco cardiovascular

Os pacientes com diabetes tipo 1 que têm episódios repetidos de hipoglicemia parecem apresentar maior risco cardiovascular segundo estudo apresentando no último congresso da Associação Européia para o Estudo da Diabetes (EASD) por Montserrat Gimenez do Hospital das Clinicas de Barcelona. Os pesquisadores espanhóis analisaram 25 pacientes com diabetes tipo 1 que tinham mais de quatro episódios de hipoglicemia leve a moderada por semana e cerca de dois episódios graves no ano anterior. Eles foram comparados com 20 pacientes que tiveram menos de dois episódios de hipoglicemia por semana e não apresentaram hipoglicemia grave. Esses pacientes não tinham outras complicações ou disfunção autonômica. Eles descobriram que aqueles com freqüentes episódios de hipoglicemia geralmente tinham um pior perfil de aterosclerose. Ao olhar para as placas ateroscleróticas, os pesquisadores encontraram em 10 dos 25 pacientes com hipoglicemia freqüente, mas em nenhum dos controles. Eles alertaram que o exato mecanismo subjacente à relação entre diabetes e doença cardíaca ainda não está claro.
Temos a difícil tarefa de controlar bem o diabetes e evitar ao máximo os episódios de hipoglicemia. Felizmente, nos últimos anos dispomos dos análogos de insulina e das bombas de infusão que nos auxiliam nesta difícil tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário