terça-feira, 1 de setembro de 2009

Benefícios das vitaminas e do exercício físico no desenvolvimento das nefropatias e retinopatias diabéticas

O estresse oxidativo tem um papel importante no aparecimento de catarata e nefropatias (doenças renais) no diabético tipo 1. Uma Revista Científica dos Estados Unidos publicou um estudo realizado na Turquia que avaliava a correlação entre exercício físico moderado praticado diariamente e suplementação de vitaminas C e E, com a diminuição da produção de radicais livres (causadores desse estresse oxidativo), redução da glicose sanguínea e possível efeito protetor antioxidante nos rins.

A conclusão do estudo foi de que os radicais livres em excesso aumentam a peroxidação lipídica na retina e nos rins de diabéticos, e isso está fortemente correlacionado à diminuição de vitaminas e enzimas antioxidantes. As vitaminas C e E são potentes antioxidantes e, juntamente com a atividade física moderada praticada diariamente, aumentam a defesa antioxidante do organismo através da redução desses radicais livres e dos níveis de glicose no sangue.

Portanto, concluiu-se que uma correta suplementação com vitaminas C e E (sempre preferencialmente orientada pelo seu Endocrinologista ou Nutricionista, adequada às suas necessidades específicas), aliada ao exercício físico moderado praticado diariamente, exercem um papel extremamente importante na prevenção da nefropatia diabética e desenvolvimento da catarata em indivíduos com diabetes tipo 1.

Fonte: Int J Vitam Nutr Res. 2005 Jan;75(1):71-80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário