sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Recentemente foi criada a UADERJ, União das Associações de Diabéticos do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de cobrar uma política de atenção integrada ao diabetes. Queremos garantir aos diabéticos, especialmente aos menos favorecidos, o acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado para a prevenção de complicações crônicas. A UADERJ está participando de um grupo de trabalho na Secretaria Estadual de Saúde, que esta revendo esta política, por determinação de uma lei do deputado Newton Salomão. Exemplificando, no nosso estado, o acesso a triagem para retinopatia diabética no serviço público é muito limitado e a maioria dos pacientes nunca foi submetida ao exame de fundo de olho. É inaceitável que a condição social determine quem vai ou não sofrer complicações do diabetes. Participamos do programa ALERJ debate discutindo o tema . Assista no link abaixo e se informe. Quem sabe você pode nos ajudar a melhorar da vida de milhares de diabéticos.
http://www.tvalerj.tv/PlayMediaInPortfolio.do?mediaId=5690

Acesse também o site da UADERJ - http://www.uaderj.org

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Os benefícios do Omega 3 no Diabetes Tipo 2

Um estudo publicado em uma Revista Científica Japonesa concluiu que o consumo regular do ácido graxo essencial n-3 (Omega 3) pode diminuir o número de casos de Diabetes Tipo 2 (DM2) decorrentes da evolução da Síndrome Metabólica (SM), além de diminuir a quantidade de óbitos decorrente de infarto do miocárdio nos pacientes DM2.

Ele ainda prova que o consumo regular de Omega 3 diminui os índices de colesterol total e LDL-colesterol, melhora quadros inflamatórios, de hipertensão, de intolerância à glicose, sobrepeso e obesidade.

Algumas fontes naturais de Omega 3 são: peixes gordurosos de águas profundas como o salmão, atum, arenque, anchova e sardinha (mas não vale fritar!); grãos como linhaça dourada e quinoa; algumas oleaginosas como nozes e amêndoas; além de brócolis, rúcula e espinafre. Equilibrando a sua alimentação é possível encaixar algumas dessas fontes no seu dia-a-dia.

Existem também disponíveis alguns suplementos de Omega 3 em cápsulas e seu uso pode ser uma opção. Converse sempre com seu Médico e Nutricionista para garantir que sua alimentação esteja atendendo às suas necessidades específicas (inclusive as necessidades de Omega 3) e, principalmente, sempre antes de começar a usar um suplemento nutricional.

Fonte: Douglas Edward Barre, “The Role of Consumption of Alpha-Linolenic, Eicosapentaenoic and Docosahexaenoic Acids in Human Metabolic Syndrome and Type 2 Diabetes- A Mini-Review”, J. Oleo Sci., Vol. 56, 319-325 (2007).

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Uma palavra da psicóloga Martha Villar


As famílias com um de seus membros, criança ou adulto, cronicamente enfermo, enfrentam desafios e carregam fardos desconhecidos de outras famílias:

- o choque do diagnóstico inicial.
- a necessidade urgente e inescapável por conhecimentos da doença.
- a natureza exaustiva de cuidados constantes imprevisivelmente pontuados por
crises.
- muitas e constantes preocupações financeiras.
- conviver constantemente com o sofrimento e a insegurança.
- familiares sempre preocupados, tensos pela cronicidade fatigante, cansativa dos
cuidados necessários.
- preocupações com o bem estar dos outros membros da família.
- multiplicidade de questões envolvendo a distribuição correta na família de
afeto, tempo e dinheiro.

Estes desafios, possivelmente serão enfrentados pela família de um portador de diabetes.

A colaboração de uma equipe de saúde que esteja preparada com competência, para cuidar não só do paciente diabético, mas também de toda a família, é de grande importância.

Como terapeuta, trabalhando junto aos grupos familiares, reconheço como a minha principal tarefa, facilitar a aceitação das dificuldades reais, estimular e promover um relacionamento franco entre os membros destas famílias, respeitando suas crenças expectativas, medos e fortalecendo suas esperanças .

A participação e o apoio do terapeuta de família podem ajudá-las a romperem barreiras existentes, muitas vezes escondidas através de silêncios, que tanto distanciam, afastam e confundem o afeto e a troca entre seus membros.

Definitivamente não se pode misturar Lantus com insulina ultra rápida

Um estudo apresentado no último Congresso Americano de Diabetes confirmou que não se deve misturar a insulina Lantus com insulinas ultra rápidas. A mistura atrassa o pico da ultra rápida e aumenta o seu tempo de ação. Em outras palavras, piora o controle da glicemia 2h após a refeição e aumenta o risco de hipoglicemia 3 a 6 horas após a alimentação.